Avançar para o conteúdo principal

Semana da leitura: algumas considerações – 9 de março de 2022


 

Há dias, um documentário científico destacava os danos cerebrais causados na infância e na adolescência a quem destinava diversas horas diárias a utilizar dispositivos eletrónicos para acesso a redes sociais e/ou na troca de mensagens com os amigos. Relativamente à infância, eram referidas as horas passadas em frente ao televisor , após as aulas e ao longo do fim de semana. Afirmavam os neurocientistas que o tempo dedicado  à TV deveria ser doseado semanalmente em cerca de hora e meia. O estudo era significativo, os resultados evidentes: quem não se encontrava sujeito a tais cuidados, acabava por revelar, ao longo da escolaridade, maiores dificuldades de raciocínio e de concentração.

Sem quaisquer pretensões a especialistas, basta-nos uma simples reflexão – a troca constante de mensagens durante o dia entre pessoas da mesma idade, será pouco facilitadora do desenvolvimento do raciocínio ou do alargamento do vocabulário, comprometendo o pensamento crítico e a capacidade de comunicação escrita e verbal. Lançamos o desafio para que, os que passam os tempos livres com o telemóvel, pensem no que ganharam, pessoalmente, com a troca desses textos que tanto tempo lhes tomam (existem smartphones que, semanalmente, enviam o relatório sobre as horas utilizadas na internet). Acrescentamos, como aspeto menos positivo, o recurso a abreviaturas inventadas nesta nova linguagem, tais como: “pk” (porque); “k” (que); “bjx” (beijos), entre tantas outras, com reflexos na ortografia. Muitos professores se queixam desta nova forma de escrita, por vezes transportada para testes e trabalhos elaborados na aula. 

Iniciativas como a “Semana da Leitura” têm, como finalidade, despertar crianças e jovens, para o benefício, a médio e a longo prazo, do ato de ler. O argumento do tempo de permanência em sala de aula e das muitas horas passadas na escola, não serve de justificação para retirar à leitura alguns momentos do dia (por exemplo, um quarto de hora antes do sono chegar) a ler livros que, gradualmente, trarão o hábito, o entusiasmo e trarão a diferença relativamente àqueles que pouco ou nada leem. 

Lembra-te que não terás de adquirir livros podendo, simplesmente, requisitá-los na biblioteca escolar.

Nesta semana, de 7 a 11 de março e em todas as turmas da escola, serás surpreendido/a por um visitante exterior à turma que irá, durante poucos minutos, à tua sala, apresentar-te um pequeno texto de motivação.

 

Imagem:  © Antonio Alvarez Gordillo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"