O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal. Trata-se do "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".
A data deve-se ao o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura nacional e um dos maiores poetas portugueses, pouco se sabe sobre sua vida.
É referido que Camões terá combatido em África. De regresso a Portugal, terá sido detido e, mais tarde, no Oriente, terá escrito a epopeia Os Lusíadas.
O poema épico tem um total de 1102 estrofes, distribuídas por dez cantos, que celebram a descoberta, por Vasco da Gama, da rota marítima para a Índia, entre outros feitos históricos.
10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia de Portugal é comemorado em todos os continentes, graças ao trabalho diplomático e aos milhões de descendentes de portugueses, que vivem em diversas latitudes.
A partir da próxima segunda-feira, dia 10, 500 anos após o nascimento do poeta, as comemorações da efeméride terão lugar ao longo de dois anos, como se pode ler no presente artigo divulgado no jornal Público.
Lembremos o “príncipe dos poetas” com um dos seus conhecidos poemas, intitulado Verdes são os campos , aqui interpretado pela cantora galega
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.