Avançar para o conteúdo principal

1 de outubro : O Dia Mundial da Música e as Cantigas Medievais galego-portuguesas





(Imagem: iluminura - gravura - do 'Cancioneiro da Ajuda')


    A relação entre música e poesia remonta à Antiguidade. Na cultura da Grécia Antiga, por exemplo,  eram  inseparáveis e nasceram juntas.


    O mesmo sucede com as primeiras manifestações poéticas da Idade Média conhecidas no nosso território, mais precisamente na região do galego-português, onde o nosso país confina com a Galiza.

 

    As cantigas medievais galego-portuguesas, à época manuscritas, eram registadas nos Cancioneiros e muitas eram acompanhadas da partitura musical: alguns dos seus autores eram jograis, autores populares, outros pertenciam à nobreza. Entre estes últimos encontram-se Afonso X, o Sábio,  rei de Leão e Castela e avô de D. Dinis, o nosso monarca trovador.

    No ensino secundário irás estudar algumas destas composições.

    Como curiosidade, o 'Cancioneiro da Ajuda' foi encontrado no Real Colégio dos Nobres da Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, onde hoje podes visitar o Museu de História Natural. Algumas das suas páginas continham anotações deixadas por estudantes que, na época da monarquia, o consultavam.


Ai Flores do Verde Pino, composição da autoria do rei D. Dinis (1279.1325)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”