Avançar para o conteúdo principal

15 de outubro de 2022: centenário do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís



    Lembrar Agustina no data em que completaria 100 anos é também recordar a escritora estudada e recomendada, na disciplina de Português e no PNL, com destaque para o título Dentes de Rato, que nos transporta ao tempo da infância.


    Deixamos um excerto de uma outra obra por referir a paisagem natural e humanizada de Sintra, concelho no qual se insere o nosso agrupamento:

 

     «Fui há muitos anos à Quinta das Lágrimas, onde se diz que Inês foi morta. 

Lembro-me que se transpunha o rio atravessando uma ponte de madeira cujas tábuas gemiam e baloiçavam. Parecia uma ponte militar, para assédio à cidade.


     A Quinta das Lágrimas esteve para ser comprada pelo meu pai quando ele veio do Brasil e se deixava sugestionar pelas lendas históricas e coisas famigeradas da glória antiga. Havia uma enorme árvore de cânfora nos arredores da casa, que era como uma estufa, com muitos vidros e caixilhos descascados. Numa caleira de pedra corria a água sobre um líquen vermelho. Dizia-se que era "o sangue de Inês". Como disse, a moradia era decepcionante, um pouco ao estilo dos chalés de Sintra em que veraneavam os banqueiros do século XIX e os ricos-homens dos cafezais de S. Tomé. […]


A casa não tinha cortinas nem vestígios de ser habitada. Havia, à volta, alguns canteiros onde crescera a beldroega e umas açucenas tão altas que podiam chamar-se bordão de S. José. Na parede, uma mancha de água que se infiltrara pelo telhado parecia a sombra de uma mulher; uma mulher alta e corpulenta, que risse, os ombros deitados para trás. Ouvi, ou pareceu-me, um arrastar de passos, mas durou pouco; tudo ficou silencioso outra vez.»

 

 

Agustina Bessa-Luís, ‘Adivinhas de Pedro e Inês’ (transcrito com supressões)

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”