Avançar para o conteúdo principal

Dia da Implantação da República e Dia Mundial do Professor: duas celebrações indissociáveis


 

    Pensemos num país no qual, em 1925, cerca de metade da população trabalhava na agricultura. Lisboa e Porto fugiam à norma no tocante à industrialização, seguindo-se-lhes Aveiro, Braga e Setúbal.


    Pensemos ainda num país no qual o desenvolvimento de grandes unidades industriais teve lugar no Barreiro (CUF), em Leiria (cimenteira) e  em diversas cidades com a 
indústria conserveira, o fabrico de cerveja, a produção de massas alimentícias ...


    As nossas unidades industriais eram, em 1914, quase todas de pequeno e médio porte e o trabalho 
infantil afastava milhares de crianças da escola. 


    A fuga ao cumprimento da escolaridade abrangeu sobretudo o sexo feminino
 e era deficitária a distribuição de escolas. Com a Primeira República, assistiu-se ao movimento privado das escolas móveis pelo método de João de Deus. 

 


    Em 1910, não existia Ministério da Educação. A República
, em 1911, apresentou uma reforma muito contestada para o ensino primário.
É nes
te contexto que se destacam figuras preocupadas com a instrução e o progresso.


    Domingos José de Morais, entre outros,  é um exemplo a destacar pela dedicação à instrução
 infantilFilantropo republicano, patrocinou obras de cariz social pelo país , com destaque para a escola que, em Sintra, tem o seu nome. O edifício, iniciado no último período da monarquia e concluído em 1910, ficou associado à causa republicana, tendo Morais doado as instalações à administração municipal. Nesta escola, foi constituída uma banda de música denominada a “Banda da Escola do Morais”
.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”