Avançar para o conteúdo principal

'Viagem a Portugal' : documentário baseado no título homónimo de José Saramago na RTP2



     O programa da RTP 2 é composto por diversos episódios, que seguem o trilho do livro de José Saramago, Viagem a Portugal, através do olhar e das palavras de Fábio Porchat. Trata-se de um conjunto de peças acessíveis à generalidade dos destinatários, e permite o conhecimento de recantos nem sempre visitados, que nos enriquecem e tornam mais conhecedores deste país que é o nosso.  

     De uma qualidade notável, os episódios podem ser visualizados desde o início, para quem deles não teve conhecimento, através da aplicação RTP Play, na opção “Documentários”. Na TV, o programa é transmitido pela RTP2 , ao sábado, a partir das 21h00.

      « Em VIAGEM A PORTUGAL percorrermos geograficamente a obra de Saramago através da abordagem coloquial de Fábio Porchat. Viajamos pelos passos do Nobel à procura de um Portugal desconhecido, mas que queremos descobrir através das suas gentes e lugares, da sua arquitetura e das suas paisagens. Este é um programa que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e assinala também a reedição da obra editada exatamente há 40 anos, que surge agora com uma edição especial e inclui imagens inéditas recolhidas pelo próprio Saramago.

     Nesta série documental de 6 episódios, viajamos sempre na companhia de Porchat, com a leveza de um olhar irmão do outro lado do Atlântico, sobre as deambulações de um Nobel português na sua terra. Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés a lés a convite do Círculo de Leitores. Segundo o autor, ”o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”. »

 

Fonte: RTP (texto adaptado)

Aceder aqui à informação detalhada sobre os referidos episódios.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"