Avançar para o conteúdo principal

Primeira publicação da obra ‘O Diário de Anne Frank’: 25 de junho de 1947


 

    Referimos hoje os 75 anos decorridos sobre a primeira publicação de uma obra lida pelos nossos alunos do 3.º ciclo, quer como projeto individual de leitura, quer como leitura para informação e estudo em sala de aula.

 

    «Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, em 1945, a dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário, um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa do seu pai. Setenta e cinco anos depois, a Livros do Brasil lança uma edição aumentada da versão definitiva de O Diário de Anne Frank, que inclui novo prefácio, cronologia, glossário e biografias.»


   "Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio”, escreveu Anne no seu célebre diário, a 12 de Junho de 1942, dia do seu 13º aniversário. 


   Durante dois anos, a jovem registou a sua experiência durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão, que a levou a esconder-se num pequeno anexo secreto, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus. Foram encontrados em Agosto de 1944 e Anne morreu um ano depois. 


Fonte: Time Out

 

A Google dedica hoje um doodle à presente efeméride. O mesmo pode ser consultado aqui (utilizar setas do lado direito das imagens, a fim de poder seguir a informação).

 

 


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”