Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
O mote para este ano já está lançado: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.
Lançamento da edição 2023
Sugestões de trabalho
Este ano, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza um conjunto sugestões de obras literárias para celebrar as bibliotecas e propõe duas iniciativas:
Leituras para refletir e dialogar, criar e imaginar
Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido no ano transato e visa proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar, criar e imaginar.
Para isso, continuam a sugerir-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:
Leituras dialogadas
A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)
Leituras questionadas
Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)
Leituras emparelhadas
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3.º ciclo com outra do 1.º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)
Sugestão de leituras
Para apoiar as rodas de alunos e os trabalhos no âmbito da iniciativa MIBE 2023, propõe-se um conjunto de leituras que poderão ser utilizadas como suporte, embora muitas outras possam ser selecionadas.
Cada uma das obras apresentadas é complementada por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar, criar e imaginar.
Fonte: Rede de Bibliotecas Escolares
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.