Avançar para o conteúdo principal

5 de outubro: hoje comemora-se, em Portugal, o Dia da Implantação da República


 


Hoje comemora-se o dia da Implantação da República! Sabes o que aconteceu neste dia em 1910? 

 

Antes…

Como sabes, Portugal tinha um regime monárquico. Foi exatamente no dia 5 outubro de 1910 que tudo mudou. Em 1908 aconteceu o Regicídio do Rei D. Carlos e do príncipe herdeiro do trono, Luís Filipe. O trono ficou entregue a D. Manuel II, que tinha na altura apenas 18 anos. No início tudo correu bem, mais tarde, começaram a verificar-se situações que desagradavam à população. Os gastos da família real eram exorbitantes [...] a instabilidade política e social era cada vez mais evidente… Assim sendo, com o intuito de resolver estes e outros problemas, o partido Republicano Português decidiu avançar para tentar pôr fim ao regime de governação.

 

Implantação da República…

A 3 de outubro de 1910 começou a desencadear-se aquela que viria a tornar-se a Revolução que levou ao culminar da revolução.

Na verdade já todos esperavam a esperavam, pois, como te explicamos em cima, o país encontrava-se em grande instabilidade.

Foi o Partido Republicano Português que levou a esta revolução baseada nos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Os republicanos tinham por objetivo criar um governo que acabasse com as desigualdades sociais [...]um governo do povo para o povo. 

Foi através da luta por estes ideais que, a 5 de outubro, se deu a queda da Monarquia, levando o rei D.Manuel II a deixar Lisboa devido à ameaça iminente e a família real foi exilada.

 

Curiosidades: 

* Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia!

* O governo provisório que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga.

 

* Como muitos apoiantes republicanos esquivaram-se da revolta à última da hora,  chegou a parecer que a revolta tinha falhado.


* Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional.


* A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional.


* O antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chama-se “A Carta”.


* Como foi dos primeiros países da Europa a abolir a monarquia, o reconhecimento internacional de Portugal como estado democrático foi uma das maiores preocupações dos republicanos.

 

Texto adaptado do blogue “Science4you”


Deixamos-te o vídeo sobre a História do hino nacional retirado de RTP-Ensina

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"