Avançar para o conteúdo principal

5 de outubro: hoje comemora-se, em Portugal, o Dia da Implantação da República


 


Hoje comemora-se o dia da Implantação da República! Sabes o que aconteceu neste dia em 1910? 

 

Antes…

Como sabes, Portugal tinha um regime monárquico. Foi exatamente no dia 5 outubro de 1910 que tudo mudou. Em 1908 aconteceu o Regicídio do Rei D. Carlos e do príncipe herdeiro do trono, Luís Filipe. O trono ficou entregue a D. Manuel II, que tinha na altura apenas 18 anos. No início tudo correu bem, mais tarde, começaram a verificar-se situações que desagradavam à população. Os gastos da família real eram exorbitantes [...] a instabilidade política e social era cada vez mais evidente… Assim sendo, com o intuito de resolver estes e outros problemas, o partido Republicano Português decidiu avançar para tentar pôr fim ao regime de governação.

 

Implantação da República…

A 3 de outubro de 1910 começou a desencadear-se aquela que viria a tornar-se a Revolução que levou ao culminar da revolução.

Na verdade já todos esperavam a esperavam, pois, como te explicamos em cima, o país encontrava-se em grande instabilidade.

Foi o Partido Republicano Português que levou a esta revolução baseada nos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Os republicanos tinham por objetivo criar um governo que acabasse com as desigualdades sociais [...]um governo do povo para o povo. 

Foi através da luta por estes ideais que, a 5 de outubro, se deu a queda da Monarquia, levando o rei D.Manuel II a deixar Lisboa devido à ameaça iminente e a família real foi exilada.

 

Curiosidades: 

* Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia!

* O governo provisório que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga.

 

* Como muitos apoiantes republicanos esquivaram-se da revolta à última da hora,  chegou a parecer que a revolta tinha falhado.


* Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional.


* A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional.


* O antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chama-se “A Carta”.


* Como foi dos primeiros países da Europa a abolir a monarquia, o reconhecimento internacional de Portugal como estado democrático foi uma das maiores preocupações dos republicanos.

 

Texto adaptado do blogue “Science4you”


Deixamos-te o vídeo sobre a História do hino nacional retirado de RTP-Ensina

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”