Avançar para o conteúdo principal

 CONTO DE MARÇO

Um amigo verdadeiro

Sempre que Rogério sai de casa, esquece-se de alguma coisa. Quando se lembra, já é tarde demais.
E o que é que Rogério faz? Absolutamente nada. Só pensa: “Ainda bem que tenho o João”.
O João é o seu melhor amigo, um amigo a sério, um amigo com quem se pode contar.
O Rogério sabe muito bem o que é um amigo com quem se pode contar. Sempre que ele se esquece de alguma coisa, é o João que o livra de apuros.
O Rogério vai para a escola sem sapatilhas.
— Logo vi que ias esquecer-te! — diz o João, tirando um par de meias grossas do saco de ginástica, que entrega ao Rogério.
O Rogério chega ao parque sem bola.
— Logo vi que ias esquecer-te!
O João tem escondida atrás das costas a sua própria bola, que lhe estende.
O Rogério vai com o João à feira popular e não leva dinheiro na carteira.
— Logo vi que ias esquecer-te! — E como não se pode andar no carrocel sem pagar, o João tira uma moeda do bolso.
E é assim dia após dia: o Rogério esquece-se sempre de alguma coisa, o João, nunca… ou será que não?
Não. O João esquece-se sempre dos lápis de cera. Não adianta esforçar-se por fazer a pasta a tempo e horas. Quando chega a aula de desenho, o João não tem os lápis de cera na pasta.
O Rogério sabe que o João se esquece sempre deles, e por isso ele, Rogério, pode esquecer-se de tudo o que há no mundo, só não se esquece dos lápis de cera.
Estão na aula de desenho. O Rogério tira os seus lápis da pasta e põe-nos em cima da carteira. O João volta a ficar corado de vergonha porque deixou os lápis em casa, no quarto.
Então, o Rogério sorri e tira da pasta outra caixinha de lápis de cera, que pousa em cima da carteira do João.
— Logo vi que ias esquecer-te! — diz ele a sorrir.

Lene Mayer-Skumanz (org.)
Hoffentlich bald
Wien, Herder Verlag, 1986 tradução e adaptação


Desafio
Pensa nas qualidades que deve ter uma amigo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"