Avançar para o conteúdo principal

Miguel Torga e o outono: um desafio aos jovens leitores da BRG


Parece-nos que, subitamente, tudo se altera com a mudança para a hora de inverno. É nesta altura que o outono se faz anunciar com maior visibilidade. Já cheira a castanhas assadas, as noites tornam-se mais frias, tiramos do armário outros agasalhos.

 S. Martinho decidiu, uma vez mais, brindar-nos com o seu verão (como reza a lenda) e, através das janelas da biblioteca, vemos o sol a brilhar lá fora. Muitos poetas famosos dedicaram versos a esta estação mágica, altura em que a folhagem das árvores ganha tonalidades mais quentes, parecendo querer contrariar o frio que se avizinha. Deixamos-te o desafio de pesquisares alguns poemas ou provérbios sobre o outono, para os apresentares às professoras de Português que, na aula, te divulgarem a iniciativa. Em caso de inspiração, poderás tu mesmo escrever em prosa ou poesia sobre esta estação do ano.



Outono.
(A palavra é cansada…)
Tudo a cair de sono,
Como se a vida fosse assim, parada!

Nem o verde inquieto duma folha!
O próprio sol, sem força e sem altura,
Olha
Dum céu sem luz e levedura.

Fria,
A cor sem nome duma vinha morta
Vem carregada de melancolia
Bater-me à porta.

Miguel Torga

Leiria, 11 de outubro de 1940, 
em  Poesia Completa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”