Celebra-se hoje o Dia Internacional do Livro Infantil.
Recordamos os contos tradicionais da nossa infância. À época, ficávamos presos em enredos a oscilar entre o Bem e o Mal: princesas presas em castelos, príncipes transformados por entidades maléficas e feiticeiras capazes de castigos cruéis, que nunca havíamos imaginado serem possíveis.
No final, quase sempre tudo terminava com o regresso da felicidade perdida e com o castigo das personagens cruéis, que haviam demonstrado total ausência de piedade para com vítimas para nós tão inocentes e belas.
Hoje o livro infantil foi ganhando mudanças, sendo a ilustração tão importante quanto o texto.
Lembramos que alguns dos jovens alunos nem sempre tiveram, desde tenra idade, quem lhes lesse uma história antes de chegar a hora do sono. É algo que descobrimos, inesperadamente, quando, para apresentar algum exemplo em sala de aula escolhemos algum título entre os clássicos da literatura infantil para, a título ilustrativo, assinalarmos marcas do texto narrativo a estudar por crianças e jovens.
Por isso mesmo, sentimos, enquanto professores de Português e como biblioteca escolar, a importância de destacar esta data e de suprir, sempre que possível, uma lacuna para os que nunca conheceram textos infanto-juvenis. Dar a conhecer novos títulos é ainda incentivo para aqueles que já adquiriram competências leitoras, cabendo-nos, como boa prática profissional, apresentar-lhes diversas perspetivas.
Para assinalarmos a data, partilhamos um vídeo musical, do Grupo Vocal Canto X, que lembra a importância do imaginário dos contos e tem como título "Conta-me um conto".
Aceder aqui ao vídeo.
Imagem: PNL “Dia Internacional do Livro Infantil”.
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.