Avançar para o conteúdo principal

1.º de maio - Dia do Trabalhador


 

       Créditos da imagem: atividadespedagógicas.net



Hoje, dia 1 de maio, celebra-se o Dia do Trabalhador.


Comemoração retomada a partir de 1974 pretende-se, com esta data, destacar todos aqueles – em diversas áreas profissionais – que contribuem para o que todas as nações possam progredir em paz e prosperidade.


O Dia do Trabalhador começou por ser comemorado em Portugal, a partir de 1890, pouco tempo após ter sido consagrado um dia internacional.

No nosso país, era então feriado, sendo feitos piqueniques nos quais havia pequenos comícios.


Mais tarde, durante o Estado Novo, cessou a festa do trabalho, tendo sido retomada a partir da “Revolução dos Cravos”.

Partilhamos convosco um poema sobre o trabalho, que devemos valorizar e desejar justo para todos os cidadãos, sem exceção.


Uma sociedade ideal será aquela em que todos nós consideremos a profissão como algo que nos estimula, trazendo-nos justiça, serenidade e bem-estar.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Terça-feira, 11 de julho de 2023

             Divirtam-se nas férias, mas não se esqueçam de ler, visitar museus, ver filmes, exposições... porque aprender nunca é demais!

Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares

  Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A   chamada à ação   é da IASL (International Association of School Librarianship). O mote para este ano já está lançado:  Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar .       Lançamento da edição 2023 Sugestões de trabalho Este ano, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza um conjunto   sugestões de obras literárias  para celebrar as bibliotecas e propõe duas iniciativas: Leituras para refletir e dialogar, criar e imaginar Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido no ano transato e visa proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar, criar e imaginar. Para isso, continuam a sugerir-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução

A propósito do Dia Mundial da Música: cinco interessantes sugestões literárias

Dia 1 de outubro: Dia Mundial da Música     1.        Abelhas e Trovoada ao Longe Abelhas e Trovoada ao Longe , a obra prima de Riku Onda, é "o único livro que até hoje conquistou no mesmo ano dois grandes prémios literários e encontra-se editado em Portugal. "Numa pequena cidade à beira-mar não muito distante de Tóquio, vai começar um dos mais importantes concursos de piano do mundo. Na sala enorme, os pianistas serão acolhidos pelo silêncio único que antecede os primeiros acordes. No final, haverá palmas. Mas não para todos", como se pode ler. 2. Apenas Miúdos Apenas Miúdos , de Patti Smith, é o primeiro livro da cantora, fotógrafa e escritora. "É um livro de memórias — que começa no verão em que Coltrane morreu, do verão […] de todos os motins, do verão em que conheceu a figura central deste livro — o lendário fotógrafo americano Robert Mapplethorpe." Além disso, este "é também um retrato de época — dos dias do Chelsea Hotel e de Nova Iorque no fim dos