Hoje, Dia Mundial dos Correios, falamos-te do Arquivo Histórico Parlamentar, localizado em Lisboa, na Assembleia da República, onde se encontram registos sobre a Educação em Portugal ao longo dos séculos e partilhamos, a propósito, uma curiosidade:
Sabias que, há cerca de 200 anos, ou seja, no século XIX, eram poucas as pessoas que sabiam ler e que não existiam manuais escolares? A aprendizagem da leitura era feita com os textos de cartas enviadas através dos correios, distribuídas num meio de transporte – as diligências, igualmente conhecidas como Mala-Posta. Deste modo, as famílias mais favorecidas, instruíam - com ajuda de um professor muitas vezes residente na sua habitação - para a leitura utilizando, para tal, a troca de notícias escritas e distribuídas por esta via.
O serviço de diligências teve de ser encerrado em 1804, devido às invasões francesas, motivo pelo qual, conseguir cartas, mesmo antigas, era considerado algo de muito precioso.
A data que hoje se comemora faz-nos pensar em como mudaram os tempos e ensina-nos ainda a valorizar os meios de leitura – livros (em papel ou digitais) e os diversos manuais que todos temos ao nosso alcance.
Imagem: Partida da Mala-Posta do Correio-Mor em Loures.
Créditos da fotografia:"Restos de colecção"
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.