11 de Janeiro de 2023 - O escritor angolano Ondjaki é galardoado com o Prémio Literário Vergíliio Ferreira atribuído pela Universidade de Évora
No presente ano, o Prémio Literário Vergílio Ferreira, criado pela Universidade de Évora, foi atribuído ao escritor angolano Ondjaki.
A Universidade de Évora atribui desde 1997 o Prémio Vergílio Ferreira ao conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa destacado no âmbito da narrativo e/ou do ensaio.
Foi em 1959 que Vergílio Ferreira (1916-1996) publicou o livro que lhe rendeu o Prémio Camilo Castelo Branco da Sociedade Portuguesa e também aquele que o ligará para sempre a Évora. A obra Aparição retrata a cidade, na qual o autor ainda viveu, durante a época do salazarismo, fazendo referência a algumas marcas ainda presentes nos dias de hoje e levando o leitor a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos de Évora, como é o caso do próprio Colégio do Espírito Santo.
De acordo com a Universidade de Évora, o escritor "conquistou o Prémio Vergílio Ferreira 2023, devido ao seu contributo para que o português seja língua de reconciliação e de consciência crítica."
Foram os seguintes os contemplados com este prémio nos últimos anos:
2020 - Carlos Reis (professor e especialista na obra de Eça de Queirós)
2021- Ana Luísa Amaral (poeta)
2022- Carlos Nogueira (escritor)
2023- Ondjaki (escritor)
Ler aqui a referência ao premiado deste ano.
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.