Não devemos acreditar na maioria que diz que apenas as pessoas livres podem ser educadas, mas sim acreditar nos filósofos que dizem que só as pessoas educadas são livres - Epicteto
A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 24 de janeiro como o “Dia Internacional da Educação”, em comemoração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento.
Sem educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que tem deixado para trás milhões de crianças, jovens e adultos.
Atualmente, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer contas básicas; menos de 40% das meninas na África Subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. O seu direito à educação é posto em causa, situação que urge superar.
Fonte: UNESCO
Partilhamos na publicação o tema A outra margem , interpretado pelos Trovante. A autora do poema desta canção, Maria Rosa Colaço, foi professora do 1.º ciclo em escolas cujas condições nem sempre foram as desejáveis, tendo-se destacado pelo empenho em ensinar. Deixou publicadas obras nas quais deixa transparecer o seu gosto pela escola e pelas crianças que conheceu enquanto alunos.
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.