Avançar para o conteúdo principal

O rapaz ao fundo da sala : título recomendado para a iniciativa "Miúdos a Votos"


 


Com as turmas aderentes, estamos debater títulos novos que integram, no presente ano letivo, a lista incluída na iniciativa "Miúdos a Votos", no presente caso para o 3.º ciclo.
Ontem, numa turma do 8.º ano, lemos conjuntamente as páginas iniciais, que tratam de um tema de grande atualidade. Transcrevemos o resumo deste livro, publicado no JN digital:
« É uma história [...] contada na 1.ª pessoa, que anda à volta de um tema muito presente neste século XXI: o drama dos refugiados.
Chega um novo aluno à escola Nelson, Inglaterra, e vai para a turma da Alexia, da Josie, do Tom e do Michael. É um aluno muito estranho, sempre calado e muito sério, sentado ao fundo da sala.
Como os quatro amigos gostam de receber bem os novos colegas e de fazer novas amizades, insistem com ele e então lá descobrem um pouco da sua vida. O rapaz chama-se Ahmet, veio da Síria como refugiado e foi separado da família. Teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Por isso nunca sorri.
Chocados, Alexia, Josie, Tom e Michael decidem ajudar Ahmet, o seu novo amigo, a reencontrar a família. O problema é que as fronteiras do Reino Unido estão prestes a fechar, impedindo que qualquer refugiado lá entre[...]. Então, os quatro amigos elaboram um plano genial a que chamam “A Melhor Ideia do Mundo”, que inclui a própria Rainha de Inglaterra! Vais gostar de ler sobre as suas peripécias completamente loucas, tudo em nome da amizade. Será que o Ahmet vai encontrar os seus pais?
É um belo livro sobre o valor da amizade que nos inspira para termos atitudes positivas em relação aos outros: o respeito pelas diferentes culturas, a hospitalidade, a solidariedade e a disponibilidade para se ser um verdadeiro amigo.»
'O Rapaz ao Fundo da Sala', de Onjali Q. Rauf , é recomendado pelo PNL – maiores de 9 anos. Já recebeu muitos prémios a nível mundial: Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil.
Texto: Maria José Pimentel em JN TAG (adaptado e com supressões)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”