Avançar para o conteúdo principal

O rapaz ao fundo da sala : título recomendado para a iniciativa "Miúdos a Votos"


 


Com as turmas aderentes, estamos debater títulos novos que integram, no presente ano letivo, a lista incluída na iniciativa "Miúdos a Votos", no presente caso para o 3.º ciclo.
Ontem, numa turma do 8.º ano, lemos conjuntamente as páginas iniciais, que tratam de um tema de grande atualidade. Transcrevemos o resumo deste livro, publicado no JN digital:
« É uma história [...] contada na 1.ª pessoa, que anda à volta de um tema muito presente neste século XXI: o drama dos refugiados.
Chega um novo aluno à escola Nelson, Inglaterra, e vai para a turma da Alexia, da Josie, do Tom e do Michael. É um aluno muito estranho, sempre calado e muito sério, sentado ao fundo da sala.
Como os quatro amigos gostam de receber bem os novos colegas e de fazer novas amizades, insistem com ele e então lá descobrem um pouco da sua vida. O rapaz chama-se Ahmet, veio da Síria como refugiado e foi separado da família. Teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Por isso nunca sorri.
Chocados, Alexia, Josie, Tom e Michael decidem ajudar Ahmet, o seu novo amigo, a reencontrar a família. O problema é que as fronteiras do Reino Unido estão prestes a fechar, impedindo que qualquer refugiado lá entre[...]. Então, os quatro amigos elaboram um plano genial a que chamam “A Melhor Ideia do Mundo”, que inclui a própria Rainha de Inglaterra! Vais gostar de ler sobre as suas peripécias completamente loucas, tudo em nome da amizade. Será que o Ahmet vai encontrar os seus pais?
É um belo livro sobre o valor da amizade que nos inspira para termos atitudes positivas em relação aos outros: o respeito pelas diferentes culturas, a hospitalidade, a solidariedade e a disponibilidade para se ser um verdadeiro amigo.»
'O Rapaz ao Fundo da Sala', de Onjali Q. Rauf , é recomendado pelo PNL – maiores de 9 anos. Já recebeu muitos prémios a nível mundial: Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil.
Texto: Maria José Pimentel em JN TAG (adaptado e com supressões)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"