Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Teatro - 27 de março


 

“Nascido do instinto de imitação, o teatro é uma arte tão antiga como a humanidade. Na Antiguidade, emerge do culto de Dioniso dando origem à tragédia grega, antepassado e modelo do classicismo francês que, no século XVII, com as três unidades , marca o teatro ocidental de forma tão persistente que julgar-se-ia definitiva.

Racine, Corneille e Molière fizeram do teatro o primeiro género literário. O século XVIII decorre sob este impulso, apaixonado pelo palco a ponto de Voltaire contar mais com as suas tragédias do que com Cândido para passar à posteridade. No século XIX, é no teatro que o romantismo encontra através do drama o seu melhor meio de expressão.

O teatro não morreu. Popular, burguês, clássico ou de vanguarda, conseguiu sobreviver, quer patenteando o que tem de irredutível, quer descobrindo algo de diferente pela exploração de um novo público.”

 

Fonte: O Teatro – Enciclopédia do Mundo Atual, D. Quixote (texto adaptado)/Imagem: figurino do Anjo do Auto da Barca do Inferno desenhado por Almada Negreiros (Fundação Calouste Gulbenkian)


******************

 

Na data que hoje se comemora , fazemos uma viagem ao tempo de Mestre Gil. O motivo? A contínua atualidade de Gil Vicente por ter , de modo certeiro, captado o cerne da natureza humana , através de uma galeria intemporal: a vaidade, a ambição desmedida,a avareza , o uso da palavra para ludibriar a inocência, a arrogância de quem se crê superior , não por mérito , mas por uma herança de privilégios, a justiça relapsa, a ganância das viagens à Índia e todos os vícios sociais (aquém e além mar) decorrentes de tal empreendimento.

Não pretendendo ir além dos textos trabalhados em sala de aula, fica a referência à Copilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente, obra que não deixa de nos surpreender . O nosso dramaturgo continua a captar a atenção dos jovens, contribuindo para o exercício do pensamento crítico que lhes é essencial na escola e fora dela.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

27 de março – Dia Mundial do Teatro

  Pintura: “Dressing Room, Byre Theatre”,  ©  Lorraine Scott Na escola, estudamos peças de teatro e gostamos de assistir a espetáculos. Desde muito cedo que começamos a ler textos dramáticos de autores como Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Manuel António Pina, entre outros autores.   Alguns professores também privilegiam esta forma de arte, quer através de aulas oferecidas no currículo escolar, quer como pessoas que, nos tempos livres, gostam de ir ao teatro. O espaço da biblioteca escolar tem vindo a ser, desde o seu início, escolhido para apresentação de dramatizações a cargo de algumas turmas.   Muitos se riram com Dario Fo ou se arrepiaram com a violência do humor em Quem tem medo de Virginia Woolf? , ficaram presos nos diálogos de O deus da carnificina , nos monólogos de Tennessee Williams , nas suas marcantes personagens. .. Nunca nos cansamos dos autos de Gil Vicente, do sarcasmo de Arthur Miller, de Fausto de Marlowe, de Rei Lear , em encenações tão...

26 de março: Dia do Livro Português

  A 26 de março é celebrado o Dia do Livro Português A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o ‘Pentateuco’, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Fonte: Calendarr Portugal Visionar aqui o video "Vamos Visitar Ler Portugal". Imagem: blogue "Ministério dos Livros"