Avançar para o conteúdo principal

23 de abril é o Dia Mundial do Livro


 


Trata-se de uma data associada a três grandes escritores, pois, a 23 de abril, registam-se as seguintes efemérides: o nascimento (1564) e a morte (1616) de William Shakespeare; a morte (1616) de Miguel de Cervantes e o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov. 

A UNESCO fixou, em 1996, este dia mundial hoje celebrado.

Pretende-se salientar o livro e o direito inalienável de ler, pilares para a construção de uma sociedade desenvolvida.


Ilustração © Susan Wilcox “rapariga a ler num parque em Londres”.

----------------

[…]

E quando agora levantar os olhos deste livro, 

nada será estranho, tudo grande. 

Aí fora existe o que vivo dentro de mim 

e aqui e mais além nada tem fronteiras; 

apenas me entreteço mais ainda com ele 

quando o meu olhar se adapta às coisas 

e à grave simplicidade das multidões, — 

então a terra cresce acima de si mesma. 

E parece que abarca todo o céu: 

a primeira estrela é como a última casa. 

 

Rainer Maria Rilke, in "O Livro das Imagens"

 

Imagem: Susan Cox «girl Reading in London Park» 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”