Avançar para o conteúdo principal

Em véspera do Dia de Santo António, deixamos-te uma pergunta: "Quem é o santo padroeiro de Lisboa?"

 




     Afinal, quem é o padroeiro de Lisboa: o popular e lisboeta Santo António, que dá o mote às festas da cidade que se celebram este mês, ou o discreto São Vicente, espanhol que nunca passou por Portugal durante o seu tempo de vida? A resposta certa é... os dois. "O Santo António é o padroeiro principal da cidade e, por isso, o 13 de Junho é o feriado municipal. São Vicente é o padroeiro do Patriarcado de Lisboa, que tem uma área geográfica quase até às Caldas da Rainha", explica ao DN Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa-Santo António. "Quando as relíquias de São Vicente vieram para Lisboa no tempo de D. Afonso Henriques ficou o padroeiro, sendo que Santo António foi considerado padroeiro secundário de Portugal no século XX e é feriado municipal desde 1953, sendo padroeiro principal da cidade desde os anos 80", acrescenta.


Fonte: Diário de Notícias

Foto: estátua de São Vicente, Alfama, Lisboa


***************************


Oh Lisboa
Como eu gostava de ser
O terceiro corvo do teu emblema
Estar implícita na tua bandeira
Negra e branca
Como tinta e papel
Como escrita e espaço!

Ser teu desenho
Tua nova lenda
Invenção deste século
Que já não inventa
E se interroga:
Donde vieram estes corvos?

Como tu, Vicente,
Eu também não sou de cá
Não sou daqui
Não pertenço a esta terra
E talvez nem sequer
Pertença a este mundo…

Porém estou aqui
Nesta dolorosa praia lusitana
Cheia de um tumulto inútil
Que enegrece as tuas areias
E polui o ventre do rio
Que os golfinhos há muito desertaram

E olhando as nuvens dedilhadas pelo vento
Sentindo a terna dor do teu sentir sentido
Peço-te, Lisboa
Surge de novo bela
Reinventa
A santidade perdida do teu emblema

Ana Hatherly in Itinerários, 2003

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...
22 .11.2016    Neste mês damos destaque ao livro O rosto de Valter Hugo Mãe.    Um livro que nos convida a dar atenção ao pormenor...    “ Quando se vive num silêncio tão grande, a tomar conta de algo tão distante, aprende-se a ver melhor. Aprende-se a ver pela cor das coisas, pelo movimento e até pelos odores o que pode estar a acontecer. ”    [A professora] “ Disse-me que o rosto de cada um também era imenso como a paisagem e, visto com atenção, tinha distâncias até infinitas que importava percorrer. ”