A 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente
Esta data é comemorada com o intuito de alertar a sociedade para os perigos de não cuidarmos do nosso planeta, que a todos pertence.
Todos os anos, as Nações Unidas destacam um tema específico para o Dia Mundial do Meio Ambiente. No presente ano, foi escolhido o seguinte: "restauração de terras, desertificação e resiliência à seca" pois, sem um esforço concertado, a seca poderá vir a afetar mais de 75% da população mundial até 2050.
A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que se estende até 2030.
É por isso que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 se concentra na restauração da terra, na interrupção da desertificação e no desenvolvimento da resistência à seca.
Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que um “coquetel tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está transformando terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas”.
Guterres destaca que florestas e pastagens estão a ser aniquiladas, resultando em menos força da terra para apoiar ecossistemas, agricultura e comunidades.
Fonte: “ONU News”
Comentários
Enviar um comentário
Dê a sua opinião.