Avançar para o conteúdo principal

5 de junho é o "Dia Mundial do Meio Ambiente"


      A 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente

     Esta data é comemorada com o intuito de alertar a sociedade para os perigos de não cuidarmos do nosso planeta, que a todos pertence.

     Todos os anos, as Nações Unidas destacam um tema específico para o Dia Mundial do Meio Ambiente. No presente ano, foi escolhido o seguinte: "restauração de terras, desertificação e resiliência à seca" pois, sem um esforço concertado, a seca poderá vir a afetar mais de 75% da população mundial até 2050.

    A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que se estende até 2030.

   É por isso que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 se concentra na restauração da terra, na interrupção da desertificação e no desenvolvimento da resistência à seca.

   Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que um “coquetel tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está transformando terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas”.

   Guterres destaca que florestas e pastagens estão a ser aniquiladas, resultando em menos força da terra para apoiar ecossistemas, agricultura e comunidades.

 

Fonte: “ONU News”

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biblioteca escolar: Ligar comunidades

 

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

          O 10 de junho é um dos principais feriados civis em Portugal . Trata-se do " Dia de Portugal ,   de Camões e das Comunidades Portuguesas" .      A data  deve-se ao  o facto de Luís Vaz de Camões ter morrido a 10 de junho de 1580. Considerada uma das principais figuras da literatura  nacional  e um dos maiores poetas  portugueses , pouco se sabe sobre  sua vida.      É  referido que  Camões  terá combatido em  África.  De regresso a  Portugal,  terá sido detido e, mais tarde, no  Oriente,  terá escrito a epopeia Os Lusíadas .      O poema épico  tem um total de 1102 estrofes,  distribuídas por  dez cantos ,  que celebram a descoberta , por Vasco da Gama, da  rota marítima para a Índia , entre outros feitos históricos.      10 de junho é também o Dia das Comunidades Portuguesas. O Dia d...

Segunda-feira, 11 de março de 2024

  No âmbito do projeto "Museus Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora", veio à nossa biblioteca o escritor José Fanha, dia 11 de março. O 5° F recebeu o escritor na biblioteca. Foi lido e trabalhado o livro "Voltas e voltinhas até chegarmos aqui" e o trabalho foi apresentado na sessão. Muitos parabéns à turma e às professoras que orientaram todo o processo, Alice Monteiro, Bernardete Pires, Leopoldina Vieira e Paula Ferreiro.